As atividades agrícolas na Fazenda Bom Sossego foram iniciadas a partir de 1983, com o plantio de frutíferas como abacaxi, maracujá e mamão. A cultura do mamão predominou por dez anos e foi a principal fonte de renda da propriedade.
Após prospectar demandas de mercado, principalmente junto ao litoral de Porto Seguro, onde se localiza a Fazenda Bom Sossego, e vislumbrar uma crescente procura por água de coco, optou-se pelo cultivo de coco anão.
A Fazenda Bom Sossego foi uma das pioneiras no cultivo do coco anão irrigado, com as primeiras colheitas iniciando em 1996. Nessa época, sua produção era fornecida para o mercado local e para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Hoje, com a popularização da fruta, o seu fornecimento foi ampliado em nível nacional, principalmente para outros estados da região sul e sudeste.
Na estação da Ceplac de UNA, se conheceu uma experiência de sucesso realizada pelo pesquisador José Inácio Lacerda de um consórcio de coco com cupuaçu. Com o objetivo de diversificar os cultivos e de aproveitar melhor as áreas de plantio, optou-se então por adaptar esse sistema na fazenda Bom Sossego e em 1998 foram plantadas as primeiras mudas de cupuaçu consorciada com o coqueiral.