Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural, sem desapropriação da terra. No momento que decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza.
Além de preservar belezas cênicas e ambientes históricos, as RPPNs assumem, cada vez mais, objetivos de proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas cientÍficas, manutenção de equilíbrios climáticos ecológicos, entre vários outros serviços ambientais. Atividades recreativas, turísticas, de educação e pesquisa são permitidas na reserva, desde que sejam autorizadas pelo órgão ambiental responsável pelo seu reconhecimento.
A fazenda Bom Sossego possui 45% de sua área em RPPNs e Mata Atlântica preservada; participa também de ações ambientais como a formação do corredor biológico que visa a criação de RPPNs contíguas pelas matas ciliares dos córregos do Itinga e Jardim e de áreas rurais particulares, de modo a interligar os remanescentes de Mata Atlântica dessas propriedades às áreas preservadas da Estação Ecológica do Pau Brasil - Ceplac e das RPPNs Veracel e Manona.