Socioambiental

Escolinha de reforço Bom Sossego

A escola rural esteve situada na Fazenda Bom Sossego desde 2007, quando a mesma cedeu uma de suas instalações para o funcionamento da instituição municipal. A parceria com a Prefeitura de Porto Seguro permitia às crianças da Fazenda Bom Sossego e adjacências se manterem na escola dentro do ano letivo, em período integral, com acesso a três refeições diárias. Em 2019, a prefeitura encerrou as atividades da escola. Neste mesmo ano, a Fazenda Bom Sossego, com apoio de escolas particulares como Evolução, Mater e Cariza, estruturou a escola novamente e contratou uma professora para aulas de reforço de matemática e português para as crianças durante a pandemia.



Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)
Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural, sem desapropriação da terra. No momento que decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza.
Além de preservar belezas cênicas e ambientes históricos, as RPPNs assumem, cada vez mais, objetivos de proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas cientÍficas, manutenção de equilíbrios climáticos ecológicos, entre vários outros serviços ambientais. Atividades recreativas, turísticas, de educação e pesquisa são permitidas na reserva, desde que sejam autorizadas pelo órgão ambiental responsável pelo seu reconhecimento.
A fazenda Bom Sossego possui 45% de sua área em RPPNs e Mata Atlântica preservada; participa também de ações ambientais como a formação do corredor biológico que visa a criação de RPPNs contíguas pelas matas ciliares dos córregos do Itinga e Jardim e de áreas rurais particulares, de modo a interligar os remanescentes de Mata Atlântica dessas propriedades às áreas preservadas da Estação Ecológica do Pau Brasil - Ceplac e das RPPNs Veracel e Manona.



Visitas acadêmicas

Devido ao seu modelo de negócio, visando a produção agropecuária economicamente viável e com responsabilidade socioambiental, instituições de ensino têm realizado atividades acadêmicas nas instalações da fazenda Bom Sossego, levando alunos de diversas localidades para conhecer os sistemas de produção de açaí, cupuaçu e coco, as atividades da agroindústria  e as áreas de preservação de Mata Atlântica.
Professores dos cursos de agroindústria do Instituto Federal da Bahia (IFBA), de Administração das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia (UneSulBahia) e de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) realizaram visitas e dias de Campo com os alunos como parte das atividades de disciplinas como Gestão de Agronegócio e Agroecologia.

Produzir com responsabilidade socioambiental é um compromisso com o presente e um legado para futuras gerações.

Share by: